Como rastrear grandes operações em opções

Por
melver
18/03/2024 09h00Atualizado: 16/07/2024 17h45

Muitos investidores iniciam no mercado de renda variável e, em particular, no mercado de opções, acreditando que basta comprar e vender sem qualquer critério para ter lucro. Assim como investidores experientes fazem diversas análises antes de investir em uma ação. Os investidores profissionais do mercado de opções também fazem várias análises. Portanto, neste artigo, você aprenderá como rastrear grandes operações com opções que os investidores profissionais costumam fazer.

Por que rastrear grandes operações?

Essa é uma pergunta justa e temos alguns motivos para nos darmos o trabalho de procurar por tais operações.

Primeiro, se um determinado ativo não chama a atenção dos investidores, então as opções desse ativo chamarão ainda menos atenção, indicando que pode não haver expectativas de resultados promissores nas operações.

Por outro lado, se você identifica uma movimentação com uma quantidade que não é “normal”, isso acende um alerta amarelo de que algum investidor (ou alguns investidores) pode saber de algo importante sobre o ativo em questão.

Entretanto, antes de discutirmos como rastrear as operações, precisamos falar sobre contratos em aberto.

O que é um contrato em aberto?

Quando um investidor vende um contrato de opção que ele não possui, a bolsa considera que esse é um contrato em aberto. Portanto, para o contrato ser encerrado, esse investidor precisa comprar a mesma quantidade do mesmo contrato de outro investidor que já possua o contrato.

Por exemplo, digamos que Ricardo comprou 100 opções de compra de PETR4, cujo ticker  é PETRK42, e que João vendeu essas opções. Por outro lado, João não tinha as opções em sua carteira. Vamos usar tabelas para representar a situação das carteiras de Ricardo e João. Nesse caso, as tabelas seriam como abaixo:

Ricardo
Situação Quantidade O que
Possui 100 PETRK42

 

João
Situação Quantidade O que
Deve 100 PETRK42

Digamos que a opção desvalorizou e João decidiu comprar opções, ficando com sua posição zerada. Entretanto, quando João efetuou a compra, quem vendeu foi o investidor Alexandre. Assim, nesse momento, temos a seguinte situação:

Ricardo
Situação Quantidade O que
Possui 100 PETRK42

 

João
Situação Quantidade O que
Deve 0  PETRK42

 

Alexandre
Situação Quantidade O que
Deve 100 PETRK42

Perceba que ainda temos um investidor (Ricardo) que possui opções e outro investidor (Alexandre) que “deve” opções. Portanto, ainda temos 100 contratos em aberto.

Finalmente, digamos que Alexandre resolveu comprar opções e Ricardo decidiu que era hora de vender. Então, todos os nossos investidores ficarão com suas posições zeradas.

Ricardo
Situação Quantidade O que
Possui 0  PETRK42

 

João
Situação Quantidade O que
Deve 0  PETRK42

 

Alexandre
Situação Quantidade O que
Deve 0  PETRK42

Desse modo, não há mais contratos em aberto.

A B3, bolsa brasileira, divulga diariamente a quantidade de contratos (posições) em aberto em derivativos, onde você pode consultar o acumulado de contratos em aberto dos últimos 20 dias conforme imagem abaixo:

Dados de posições em aberto em opções

Então, como rastrear grandes operações?

Agora que você sabe o que é um contrato em aberto e que a B3 divulga a lista desses contratos todos os dias, chegou o momento de aprender a rastrear grandes operações.

No entanto, para isso, você precisa monitorar a mudança no número de contratos abertos de um dia para o outro.

Contratos em aberto para RAIZEN (RAIZ3) em 04/10/23

Por exemplo, no dia 04/10/2023, as opções RAIZL383 e RAIZL443 tinham um total de 20 milhões de posições em aberto.

Contratos em aberto para RAIZEN (RAIZ3) em 05/10/23

Por outro lado, no dia 05/10/2023, essa quantidade passou para 40 milhões. Ou seja, houve um aumento de 20 milhões de quantidades. Ou seja, possivelmente algum investidor comprou (ou vendeu) essa quantidade de opções no dia 05 de outubro.

Se você possui uma plataforma com a ferramenta histórico de negócios (também conhecida como times & trades), então você poderá confirmar essa hipótese.

Histórico de negócios de opções de RAIZ3

Como você pode ver nas duas imagens acima, as 12:17:05, ocorreu uma operação nas duas opções por meio de uma oferta direta.

⚠ ATENÇÃO: Você pode automatizar o rastreamento de operações com opções usando Python.

E o que eu faço com isso?

Agora, você precisa tentar decidir que tipo de estratégia foi essa. Com o tempo, você aprenderá a identificar possíveis estratégias como:

Apenas para citar algumas entre várias estratégias possíveis.

Assim, uma vez que você identificou a estratégia que pode fazer mais sentido para o momento atual do ativo objeto, você pode tomar decisões com base em mais informações do que simplesmente um gráfico ou achismo.

📰 Talvez você também se interesse por:

Estratégias direcionais com opções: alta e baixa

Interpretar grandes operações com opções: estratégias de investidores

Resumo

Grandes investidores procuram tomar decisões com base em diversas informações que possuem. Porém, ao realizarem operações no mercado de opções, eles “deixam rastros”.

Portanto, você pode “seguir esses rastros” para tentar descobrir o que pode estar acontecendo no mercado de opções.

Assim, você tem a possibilidade de tomar decisões mais informadas.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com nosso time de atendimento.

WhatsApp Opções PRO

Esperamos que tenha gostado do artigo. Fique conosco para adquirir mais conhecimento de qualidade.


Compartilhe:
® Todos os direitos reservados à Opções PRO.Termos e Políticas