Interpretar grandes operações com opções: estratégias de investidores
Já vimos como usar o site da B3 para identificar grandes movimentações com opções, vimos também como usar a linguagem Python para automatizar esse processo. No presente artigo, vamos aprender a interpretar as grandes operações no mercado de opções.
Grandes investidores não compram e ficam passivos
Antes de iniciarmos nossa jornada para tentarmos identificar as grandes operações, é importante chamar atenção para um fato normalmente negligenciado pelos investidores iniciantes.
Que fato é esse? Bem, o mercado de opções oferece uma gama praticamente infinita para realizar operações no mercado financeiro por meio das mais variadas estratégias.
Por exemplo, o investidor pode realizar estratégias de participação como compra de call, compra de put, compra de call spread ou put spread. Pode ainda realizar operações de taxa como um Box 3 ou Box 4. Além disso, algumas das estratégias de participação podem se transformar em uma estratégia de proteção ou proteção parcial. Por exemplo, um investidor que possui ações pode realizar a compra de put para se proteger das quedas do mercado ou a compra de um put spread para realizar uma proteção parcial.
Por isso, ao identificarmos uma possível grande operação, devemos pensar qual o cenário mais provável. Trata-se de uma estratégia de proteção ou uma estratégia de participação? É uma operação de taxa ou alguma outra possibilidade?
Identificando possíveis grandes operações com opções
Agora que já temos alguns pontos de atenção em mente, vamos ver como podemos encontrar possíveis operações de grandes investidores.
Primeiro, você deverá usar o que aprendemos antes para separar as grandes mudanças de posições de um dia para outro, pois são elas que podem nos trazer indícios de que uma grande operação pode estar em andamento.
O passo seguinte é identificar quantidades semelhantes em opções de um mesmo ativo-objeto para um mesmo vencimento. Vale observar que esse filtro exclui a possiblidade de identificarmos travas de calendário, pois elas usam vencimentos distintos.
Ao identificarmos operações com quantidades semelhantes (não necessariamente iguais), podemos começar a pensar qual a possível estratégia um investidor decidiu montar. Então, vejamos alguns exemplos e você perceberá que se trata de um trabalho investigativo sério e cuidadoso.
Operações com quantidades iguais
Ao executarmos nosso código do artigo anterior para os dados dos dias 25 e 26 de outubro de 2023, poderemos verificar, entre as várias mudanças de posições, o seguinte resultado interessante:
Perceba que temos quantidades iguais (1.400.000) para opções de compra da série A (A135e A155) e opções de venda da série M (M122). Nem sempre identificaremos quantidades exatamente iguais.
Operações com quantidades quase iguais
Por exemplo, se repetirmos o processo para os dias 26 e 27 de outubro de 2023, encontramos o seguinte resultado interessante:
Note que as quantidades não são exatamente iguais, mas são semelhantes (muito próximas). Precisamos, então, de investigação extra.
Para isso, usamos uma ferramenta chamada histórico de negócios ou times and trades.
Podemos identificar que no dia 27 de outubro, precisamente as 16:34:52, incluindo uma pequena diferença de milésimos de segundo (o número depois do ponto), ocorreram seis operações envolvendo as opções acima. Duas operações em EMBRX180 e quatro em EMBRL180. Se somarmos as quantidades, veremos que tanto para as opções da série L quanto para as opções da série X, temos um total de 1.000.000.
Podemos supor, mas não necessariamente temos certeza, de que há uma possibilidade de ser uma estratégia com opções.
Procurando o que faz sentido
Agora que conseguimos identificar possíveis operações, precisamos ver qual estratégia melhor se encaixa nas pernas que encontramos. Assim, para o primeiro exemplo, reveja a imagem:
Aparentemente parece um call spread (temos duas opções distintas da série A na coluna Travado) mais uma venda descoberta de Put.
Com o tempo, você conseguirá adquirir a habilidade se juntar operações distintas. No entanto, caso você não tenha adquirido essa habilidade ainda, vamos lhe dar uma ajudinha. A operação que combina a compra de um call spread com a venda descoberta de put é uma estratégia chamada seagull.
Vejamos agora o segundo exemplo. Trouxemos a imagem de volta:
Note que temos uma venda descoberta de call e uma venda descoberta de put, ambas para o mesmo strike e mesmo vencimento. Portanto, ao que tudo indica, parece ser uma venda de straddle.
Resumo
Como você deve ter percebido ao longo do artigo, identificar possíveis estratégias de grandes investidores envolve alguma técnica (para combinar os dados de forma mais rápida), mas também alguma arte (para visualizar e tentar inferir qual seria uma possível estratégia).
Ficou em dúvida? Entre em contato conosco.
Talvez você também se interesse por:
Esperamos que você tenha gostado do artigo. Fique conosco para mais conteúdo de qualidade.