O que são produtos estruturados?

Por
melver
11/04/2024 09h00Atualizado: 26/04/2024 11h10

Produtos estruturados são instrumentos financeiros compostos por um ou mais derivativos como contratos futuros e opções e podem incluir o ativo-objeto em sua composição.

Por meio dos produtos estruturados, o investidor pode mitigar riscos da renda variável, inclusive com instrumentos que garantem a rentabilidade da renda variável com a proteção da renda fixa. Nesse artigo, explicaremos um pouco mais sobre os produtos estruturados.

Características dos produtos estruturados

Os produtos estruturados foram desenvolvidos para atender demandas dos investidores, por isso cada produto possui características específicas. Algumas dessas características são, por exemplo:

  • Capital protegido.
  • Exposição em ativos estrangeiros.
  • Ganho mesmo quando o mercado fica lateral.
  • Operações com taxas de juros.
  • Operações com moedas.

Estratégias com opções?  

Se você é um investidor experiente, então pode montar suas próprias operações com uso de contratos futuros ou opções.

São muitas as estratégias que você pode usar, dependendo da movimentação de mercado que você está projetando. Vejamos algumas possibilidades com uso de opções.

Expectativa de alta com aumento de volatilidade

Se você espera uma subida do mercado e um aumento da volatilidade, algumas estratégias que você poderá usar são:

Expectativa de baixa com aumento de volatilidade 

Por outro lado, se você espera uma queda do mercado e o aumento da volatilidade, algumas estratégias que podem ser usadas são:

Indecisão com aumento de volatilidade 

Neste caso, você pode fazer uso de estratégias que se beneficiam do aumento da volatilidade, mesmo que você não saiba se o mercado irá subir ou cair. Por exemplo, algumas estratégias podem ser:

Indecisão com volatilidade baixa 

Ainda em um cenário de indecisão, que você não sabe se o ativo irá subir ou cair, mesmo assim espera uma movimentação, porém pouco intensa, você pode usar:

Sem movimento com baixa volatilidade

Se você acredita que o mercado ficará confinado em uma faixa de preços, você poderá usar:

Certificados de Operações Estruturadas

Caso você não queira ou não saiba construir a própria operação com opções, uma possibilidade é fazer uso dos Certificados de Operações Estruturadas (COEs).

Usando um COE, você tem possibilidade de investir em cenários de alta, de baixa, sem movimento, bem como investir nos mais diversos mercados como moedas, juros, ações estrangeiras e muitas outras possibilidades.

Além disso, uma das principais diferenças para as operações com opções é que os COEs usam a tabela regressiva de Imposto de Renda. Assim, quanto mais tempo você passar com a operação, menor será o imposto que você pagará. Alguns cuidados que você deve tomar ao usar COEs são:

  • Ter atenção ao prazo do COE.
  • Saber qual ativo-objeto será usado.
  • Observar se o COE faz uso de opções exóticas, limitando o ganho ou mesmo encerrando a operação sem ganho devido a alguma condição determinada no COE.
  • Conferir as condições para saída antecipada.

Resumo

Como você pode ver, existem diversas possibilidades de produtos para os mais diversos tipos de cenários previstos. Portanto, é importante você conhecer as características de cada produto antes de investir em um deles.


Compartilhe:
® Todos os direitos reservados à Opções PRO.Termos e Políticas