Corretagem de opções
A maioria dos investidores começa na bolsa de valores sem um conhecimento sólido do que estão fazendo e frequentemente enfrentam grandes prejuízos, mesmo ao executar operações que, em teoria, deveriam resultar em lucro. Isso ocorre, geralmente, devido às despesas associadas à negociação na bolsa. Neste artigo, mostraremos como identificar despesas nas notas de corretagem no exercício de opções.
O que é uma nota de corretagem
Primeiro de tudo, se você não sabe o que é uma nota de corretagem, vale a pena conferir nosso artigo “Entenda sua nota de corretagem”, no qual explicamos no detalhe o que é esse documento e onde encontrar as principais informações.
Resumidamente, uma nota de corretagem é semelhante a uma nota fiscal de compra de um produto. No entanto, ela é específica para operações que investidores realizam na bolsa de valores.
Identificando operações de exercício de opções
Quando você compra ou vende uma opção e essa opção fica dentro do dinheiro, haverá o chamado exercício da opção. Resumidamente, significa que o comprador da opção exercerá seu direito. Para mais detalhes sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo “Exercício das opções”.
Dito isto, vejamos um exemplo de operações que ocorreram devido ao exercício de opções.
Note que ao lado do código (ticker) das opções, aparece uma letra E extra, que não faz parte do código. Lembre-se que o ticker de uma opção possui quatro letras para identificar o ativo-objeto, uma quinta letra para identificar o mês de vencimento e se a opção é uma call ou uma put e, finalmente, um número que identifica os diferentes strikes das opções.
A letra E que aparece no final desse código é uma convenção da bolsa para indicar ao investidor que a operação em questão se trata do exercício de opções.
No caso, o investidor vendeu seus ETFs de BOVA11, bem como suas ações de Cyrela.
Mas qual a importância de saber que ocorreu exercício de opções?
Os principais motivos são:
- O investidor comprará o ativo-objeto caso tenha comprado calls ou vendido put a descoberto.
- O investidor venderá o ativo-objeto caso tenha comprado put ou vendido calls. Esse último caso é ainda mais crítico se o investidor fez uma venda de calls a descoberto.
- Muitas corretoras cobram uma corretagem diferenciada no caso de exercício de opções.
Portanto, além de observar as possíveis implicações de comprar ou vender o ativo-objeto, o investidor deve ficar atento aos custos extras incorridos no exercício de opções.
Para as operações do exemplo acima, veja os custos do investidor:
Note que houve uma cobrança de corretagem (taxa operacional) de R$ 22,83, que implicou em outros custos como imposto sobre a corretagem de R$ 2,43.
Resumo
Se você quer se tornar um investidor profissional, não pode ignorar os custos de corretagem e todos os procedimentos existentes, desde a compra de uma opção até seu exercício.
Esperamos que você tenha gostado do artigo. Fique conosco para mais conteúdo de qualidade.