Corretagem de opções

Por
melver
03/04/2024 16h00Atualizado: 06/05/2024 16h13

A maioria dos investidores começa na bolsa de valores sem um conhecimento sólido do que estão fazendo e frequentemente enfrentam grandes prejuízos, mesmo ao executar operações que, em teoria, deveriam resultar em lucro. Isso ocorre, geralmente, devido às despesas associadas à negociação na bolsa. Neste artigo, mostraremos como identificar despesas nas notas de corretagem no exercício de opções.

O que é uma nota de corretagem  

Primeiro de tudo, se você não sabe o que é uma nota de corretagem, vale a pena conferir nosso artigo “Entenda sua nota de corretagem”, no qual explicamos no detalhe o que é esse documento e onde encontrar as principais informações.

Resumidamente, uma nota de corretagem é semelhante a uma nota fiscal de compra de um produto. No entanto, ela é específica para operações que investidores realizam na bolsa de valores.

Identificando operações de exercício de opções

Quando você compra ou vende uma opção e essa opção fica dentro do dinheiro, haverá o chamado exercício da opção. Resumidamente, significa que o comprador da opção exercerá seu direito. Para mais detalhes sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo “Exercício das opções”.

Dito isto, vejamos um exemplo de operações que ocorreram devido ao exercício de opções.

Notas de corretagem: negócios realizados

Note que ao lado do código (ticker) das opções, aparece uma letra E extra, que não faz parte do código. Lembre-se que o ticker de uma opção possui quatro letras para identificar o ativo-objeto, uma quinta letra para identificar o mês de vencimento e se a opção é uma call ou uma put e, finalmente, um número que identifica os diferentes strikes das opções.

A letra E que aparece no final desse código é uma convenção da bolsa para indicar ao investidor que a operação em questão se trata do exercício de opções.

No caso, o investidor vendeu seus ETFs de BOVA11, bem como suas ações de Cyrela.

Mas qual a importância de saber que ocorreu exercício de opções?

Os principais motivos são:

Portanto, além de observar as possíveis implicações de comprar ou vender o ativo-objeto, o investidor deve ficar atento aos custos extras incorridos no exercício de opções.

Para as operações do exemplo acima, veja os custos do investidor:

Resumo financeiro da nota de corretagem

Note que houve uma cobrança de corretagem (taxa operacional) de R$ 22,83, que implicou em outros custos como imposto sobre a corretagem de R$ 2,43.

Resumo  

Se você quer se tornar um investidor profissional, não pode ignorar os custos de corretagem e todos os procedimentos existentes, desde a compra de uma opção até seu exercício.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Fique conosco para mais conteúdo de qualidade.


Compartilhe:
® Todos os direitos reservados à Opções PRO.Termos e Políticas