Dividendos ativos: gere renda extra todo mês com esta estratégia
Muitos investidores entram no mercado financeiro com uma ideia de que, no longo prazo, as ações vencem o CDI. Entretanto, geralmente, isso não é o que acontece no Brasil. Sistematicamente o CDI vem tendo um desempenho melhor que a bolsa. Esses investidores chegam no mercado com a ideia de buy and hold, compram ações e esperam elas valorizarem. O que muitos não sabem, é que o mercado de opções oferece inúmeras estratégias para rentabilizar uma carteira de ações. Uma dessas estratégias se chama dividendos ativos. É sobre essa estratégia que falaremos no presente artigo.
Dividendos ativos ou financiamento
O financiamento, que também chamamos de dividendos ativos, em contraste com os “dividendos passivos” que são aqueles que o investidor recebe da empesa quando compra ações, é uma estratégia com opções que visa aumentar os recebimentos ao longo dos meses e anos.
Essa é uma estratégia que o investidor deve usar com visão de longo prazo.
Como fazer um financiamento?
Para explicar a estratégia, primeiro precisamos diferenciar entre duas situações:
- O investidor que ainda não possui a ação.
- O investidor que já possui a ação.
Em seguida, precisamos relembrar o que é uma call (opção de compra).
Uma call dá ao seu comprador o direito de comprar um ativo, no futuro, por um preço preestabelecido (strike). Por outro lado, o vendedor de uma call tem uma obrigação, portanto, ele precisa vender as ações para atender ao direito do comprador.
Dito isso, a estratégia de dividendos ativos (ou financiamento) consiste em comprar ações e vender uma quantidade menor ou igual de opções dessa mesma ação.
Note que o investidor pode vender menos opções do que a quantidade de ações que ele possui. Porém, ele não pode vender mais opções do que a quantidade de ações, pois parte das opções seria uma venda descoberta de call e essa é a maneira mais rápida de levar um investidor à ruína.
Se no vencimento, o preço da ação ficar abaixo do strike da opção, então, o investidor que vendeu a opção fica com o prêmio e poderá reavaliar e, talvez, refazer a operação no mês seguinte.
Caso o preço da ação suba e fique acima do strike, o investidor terá obrigação a entregar as ações na quantidade de opções que ele vendeu. Por exemplo, se o investidor vendeu 100 opções, ele tem obrigação a vender 100 ações. Se vendeu 1.500 opções, será obrigado a vender 1.500 ações.
Por isso, é importante que a quantidade de ações que o investidor venda seja menor ou igual à quantidade de ações que ele possui.
Talvez você se interesse por:
Opções de compra: O que são e como usar?
Estratégia: Venda coberta de call
O que fazer quando eu não tenho a ação?
Nesse caso, você precisa comprar as ações e vender uma quantidade de opções menor ou igual à quantidade de ações que você comprou.
O que fazer quando eu já possuo a ação?
Basta vender as opções. Sempre lembrando que a quantidade de opções que você vende deve ser menor ou igual à quantidade de ações que você possui.
Ficou em dúvida? Entre em contato conosco.
O que fazer se o preço da ação ficar acima do strike?
Como já vimos, você será obrigado a vender suas ações. Se você vendeu apenas uma parte das ações (caso em que você vendeu uma quantidade de opções menor do que a quantidade de ações que possuía), você pode reavaliar e, talvez, vender mais opções de um strike mais alto para o vencimento seguinte.
Por outro lado, se você vendeu uma quantidade de opções igual à quantidade de ações que você tinha, você será obrigado a vender todas as suas ações.
Nesse caso, você pode esperar e avaliar um novo ponto de compra, quando as ações começarem a cair um pouco. Portanto, quando as ações chegarem a um ponto que você deseja comprar, você pode comprá-las diretamente ou realizar uma operação de venda de put para comprar ações “com desconto”.
Talvez você se interesse por:
Estratégia: Venda (short) de put
Resumo
Enquanto o investidor buy and hold (aquele que compra e espera), recebe apenas os dividendos , que a empresa paga, o investidor que possui conhecimentos em opções poderá fazer os próprios “dividendos” usando a estratégia de financiamento (dividendos ativos).
Além disso, se ele vender suas ações, ainda poderá usar a venda de put para recomprar as ações com desconto.
Em ambos os casos, o investidor recebe recursos quase que mensalmente.
Percebeu como o mercado de opções é flexível e ajuda a deixar a renda variável menos variável?
Ficou em dúvida? Entre em contato conosco.
Fique conosco para mais conteúdo de qualidade.