É possível fazer day trade em opções?

Por
melver
19/03/2024 09h00Atualizado: 17/07/2024 10h18

Ao iniciar no mercado de opções, muitos investidores confundem alguns conceitos, principalmente relacionados à classe da opção (americana e europeia) e seu vencimento. Neste artigo, falaremos sobre o day trade em opções.

O que são opções

 Uma opção é um contrato que garante um direito ao comprador, ao mesmo tempo que obriga o vendedor a acatar esse direito. Mas qual o direito do comprador? Bem, aí depende. As opções possuem algumas classificações, uma delas é quanto ao tipo, a saber, opções de compra e opções de venda. Desse modo:

Esse é apenas um resumo muito simplificado das opções. Para mais detalhes, veja nosso artigo Opções: Guia básico para iniciantes.

Mas é possível fazer day trade em opções?

 Essa dúvida reflete, principalmente, a falta de conhecimento da relação entre o vencimento e a classe das opções.

Quando uma opção é americana, o titular pode exercer seu direito a qualquer momento até o vencimento. Por outro lado, se a opção for europeia, o investidor só poderá exercer seu direito no dia do vencimento. Confira nosso artigo Diferenças entre Opções Americanas e Europeias para mais detalhes.

Observe que estamos falando do exercício e não da negociação das opções.

Opções, assim como qualquer outro instrumento de renda variável, podem ser negociadas, isto é, compradas e vendidas, a qualquer momento. Em particular, você pode sim, comprar e vender uma opção no mesmo dia, fazendo day trade.

Portanto, você pode fazer day trade em opções.

Novamente, chamamos atenção para o fato de que o que você não pode fazer é exercer seu direito a qualquer momento (se a opção for europeia). Mas nada impede de você comprar a opção pela manhã e, se ela valorizar, você vender à tarde obtendo lucro.

📰 Talvez você também se interesse por:

Ciclo de vida das Opções: da compra ao exercício. O que fazer em cada etapa?

O que é a paridade put-call

Quais cuidados devo ter ao fazer day trade em opções?

 Como qualquer outro instrumento de negociação, seja ação, moedas, índices ou taxas de juros, você precisa conhecer bem o funcionamento das opções para saber o que motiva os investidores a comprarem ou venderem esse instrumento.

No caso das opções, você precisa ficar atendo aos modelos de precificação, em particular ao modelo binomial e ao modelo de Black-Scholes.

Além disso, é muito importante que você verifique a liquidez da opção  que você pretende negociar, pois, como existem várias séries de opções para cada ativo, muitas delas não terão a atenção dos investidores por possuírem baixa liquidez.

Ficou em dúvida? Entre em contato conosco.
WhatsApp Opções PRO

Resumo

Como vimos acima, você pode sim fazer day trade em opções.

Entretanto, você deve entender o que motiva os investidores a operarem nesse mercado, bem como observar a liquidez da opção escolhida antes de entrar em uma negociação.


Compartilhe:
® Todos os direitos reservados à Opções PRO.Termos e Políticas