Diferenças entre opções americanas e europeias

Por
melver
09/02/2024 09h00Atualizado: 04/06/2024 14h33

Ao ingressar no mercado de opções, os iniciantes fazem muita confusão entre opções americanas e europeias. A principal dúvida está relacionada com a compra e venda da opção e o exercício da opção. Neste artigo, desmistificaremos tais dúvidas.

Começando pelo começo: comprar, vender e zerar

Antes de falar sobre o exercício, precisamos entender alguns termos comuns no mercado financeiro, em particular, no mercado de opções. Esses termos são: comprar, vender e zerar.

Zerado, comprado e zerado novamente

Imagine que você possui um pequeno armazém no qual pode estocar maçãs.

Agora, suponha que você foi ao atacadão e comprou 10 maçãs. Você poderá guardá-las no seu estoque, ficando com 10 maçãs.

10 maçass

Em seguida, você vende 7 maçãs. Quantas sobram? Seu estoque agora tem 3 maçãs.

3 maçãs

Finalmente, você vende as 3 últimas maçãs, quantas maçãs ficaram no estoque? Zero!

0 maçãs

Nesse exemplo, seu estoque tinha zero, depois da compra passou a ter 10 maçãs, depois da primeira venda sobraram apenas 3 maçãs e, finalmente, zero de novo.

Dizemos que você estava zerado, depois que estava “comprado em 10 maçãs”. Depois da primeira venda (7 maçãs), você permaneceu “comprado”, mas em apenas 3 maçãs. Por fim, depois da segunda venda, você voltou a ficar zerado.

Zerado, vendido e zerado novamente

Agora, imagine que você está com o estoque zerado (literalmente, significa que você não tem arroz para vender). Mas um vizinho precisa comprar 3 maçãs agora. O que você faz?

Bem, você não pode vender o que não tem, certo? Mas existe alguma solução?

Sim! Você pode tomar emprestado, do fornecedor, 3 maçãs e vender para seu vizinho. Ou seja, neste momento, você estará devendo 3 maçãs ao seu fornecedor. Então, dizemos que você está vendido. Ou seja, pense no termo vendido como “você está devendo para alguém”. Assim nesse caso, você está devendo 3 maçãs ao fornecedor.

devendo 3 maçãs

Ao receber o dinheiro do seu vizinho pela venda das maçãs, você vai ao fornecedor e compra (e paga) 3 maçãs. Quantas maçãs você receberá? Nenhuma!
Afinal, você estava devendo 3 maçãs. Ao comprar 3 maçãs, o fornecedor vai te lembrar de que você está devendo e, portanto, não tem direito de receber as 3 maçãs que comprou.

Dizemos que você estava zerado, depois que estava “vendido em 3 maçãs”. Depois da primeira compra (3 maçãs), você voltou a ficar zerado.

Comprado, Vendido e Zerado no mercado financeiro

Pois bem, no mercado financeiro, as coisas funcionam de modo semelhante. A diferença é que você não precisará de um armazém ou um estoque, mas de uma corretora que manterá o registro do que você tem e do que você deve.

Imagine que Lúcio acabou de abrir uma conta na corretora, então você estará zerado. Será criada uma tabela de registro como abaixo:

Investidor Lúcio
Situação Quantidade O que

Ao comprar 100 ações de VALE3, por exemplo, a corretora registrará, em seu nome, algo como:

Investidor Lúcio
Situação Quantidade O que
Possui 100 VALE3

Ou seja, o investidor Lúcio comprou (logo, possui) 100 ações de VALE3.

Se Lúcio vender 100 ações de PETR4, que ele não possui, então, a corretora também registrará essa informação. A tabela ficará como:

Investidor Lúcio
Situação Quantidade O que
Possui 100 VALE3
Deve 100 PETR4

Em seguida, Lúcio comprou 100 ações de CYRE3. Como ficará a tabela?

Investidor Lúcio
Situação Quantidade O que
Possui 100 VALE3
Deve 100 PETR4
Possui 100 CYRE3

Como ficará a tabela acima se o Lúcio vender 100 ações de VALE3?

Investidor Lúcio
Situação Quantidade O que
Possui 0 VALE3
Deve 100 PETR4
Possui 100 CYRE3

E se ele comprar 100 ações de PETR4?

Investidor Lúcio
Situação Quantidade O que
Possui 0 VALE3
Deve 0 PETR4
Possui 100 CYRE3

E se ele comprar 100 ações de CYRE3?

Investidor Lúcio
Situação Quantidade O que
Possui 0 VALE3
Deve 0 PETR4
Possui 200 CYRE3

Em resumo

Note que ao vender o que tinha comprado (ações de VALE3), o investidor fica zerado. Do mesmo modo, se comprar o que tinha vendido (ações de PETR4), o investidor também fica zerado.

Por outro lado, se o investidor comprar ações que já possui, a sua quantidade aumentará. Do mesmo modo, se vender ações que “já devia” (ações em que já estava vendido), seu “saldo devedor” aumentará.

Mas o que isso tem a ver com as opções?

Tem tudo a ver! Primeiro, que você pode comprar e vender opções a qualquer momento, inclusive comprar e vender no mesmo dia. Em outras palavras, a compra e venda de opções não depende da data de vencimento delas.

Já o exercício de opções é outra história.

Exercício de opções

Agora que você entende os conceitos de comprado, vendido e zerado, vamos falar do exercício de opções.

Como vimos acima, as opções podem ser do tipo americana ou europeia. O que diferencia uma da outra?

Bem, a principal diferença é quando o investidor pode exercer a opção.

Se a opção for europeia, o investidor somente poderá exercer seu direito na data de vencimento da opção. Por outro lado, o investidor poderá exercer uma opção americana a qualquer momento a partir do instante que a opção estiver na conta desse investidor.

Mas quando as opções entram na conta do investidor? Bem, isto é assunto para outro artigo (exercício de opções).

Resumo

Vimos que as opções podem ser americanas ou europeias e que isso gera muita confusão em quem está iniciando no mercado de opções.

Lembre-se de que você pode comprar e vender opções a qualquer momento, inclusive você pode fazer as duas operações no mesmo dia, o que caracteriza uma operação de day trade.

Ficou em dúvida? Entre em contato conosco.

WhatsApp Opções PRO

O que diferencia uma opção americana de uma europeia é o momento em que você pode exercer seu direito. Caso a opção seja europeia, você só poderá exercer no dia do vencimento. Já se ela for americana, você poderá exercer a qualquer momento, desde que a opção já esteja na sua conta.


Compartilhe:
® Todos os direitos reservados à Opções PRO.Termos e Políticas