Compreendendo as opções asiáticas

Por
melver
30/08/2024 16h00Atualizado: 30/08/2024 11h30

As opções asiáticas constituem-se em um tipo peculiar de derivativo financeiro. Classificadas como opções exóticas, elas têm ganhado destaque nos mercados globais devido à sua natureza única e às oportunidades e possibilidades que oferecem. Neste artigo, trataremos das características das opções asiáticas, exploraremos estratégias de utilização, e também suas vantagens e desvantagens enquanto instrumentos financeiros.

Compreendendo as Opções Asiáticas

As opções asiáticas diferem das opções tradicionais principalmente devido ao seu método de cálculo do payoff. Enquanto as opções tradicionais têm seu payoff definido pelo preço final do ativo subjacente no vencimento da opção, as opções asiáticas utilizam o preço médio do ativo subjacente durante um período específico.

Em outras palavras, determinamos o valor de uma opção asiática a partir da média dos preços do ativo ao longo de um período. O efeito dessa prática é a suavização dos efeitos da volatilidade. Isso se deve ao fato que o cálculo da média ao longo de um período tem o efeito de filtrar ruídos.

Os tipos mais comuns de opções asiáticas são os que utilizam média simples, média ponderada e média exponencial. Na média simples, todos os preços do ativo possuem o mesmo peso relativo, enquanto que na média ponderada são atribuídos pesos diferentes para determinados períodos.

A prática de atribuir pesos diferentes a períodos distintos aumenta significativamente a versatilidade das opções asiáticas, que podem assim descrever uma ampla gama de situações.

Ainda, no caso da média exponencial, obtém-se a resposta rápida a mudanças. O motivo é que os pesos dos dados diminuem exponencialmente com o tempo, de forma que a ênfase fica nos dados recentes.

Estratégias de utilização

As opções asiáticas possibilitam uma variedade de estratégias que os investidores podem empregar para atender aos seus objetivos e perfil de risco. Em primeiro lugar, podemos mencionar uma estratégia derivada do fato de que as opções asiáticas utilizam a média de preços: a alavancagem de tendências de médio prazo.

Esse tipo de estratégia beneficia-se da suavização das flutuações de preços causada pelo cálculo das médias. Isso, por sua vez, permite capturar a tendência de médio prazo dos preços do ativo subjacente. De forma análoga, a suavização por médias também beneficia as operações de proteção contra a volatilidade, permitindo estratégias de proteção durante períodos de turbulência.

Para investidores que desejam reduzir as oscilações nos valores de seus portfolios, as opções asiáticas podem funcionar como um “amortecedor”, tendo em vista que apresentam variações de preço menores do que as opções tradicionais.

Vantagens e desvantagens

As vantagens

A média dos preços ao longo de um período tende a reduzir o efeito da volatilidade associada ao ativo subjacente nas variações de preço da opção. Dessa forma, as as opções asiáticas costumam ser atrativas para investidores que buscam uma abordagem mais estável.

Essa característica também favorece ao investidor aproveitar as tendências de médio prazo, proporcionando oportunidades de lucro em movimentos mais prolongados. De fato, as médias móveis são ferramentas muito usuais para a identificação de tendência nas mais diversas escalas de tempo usadas para a negociação de ativos. Filtros de tendência baseados em médias móveis estão entre as ferramentas mais usuais entre investidores e analistas.

As desvantagens

Entre as desvantagens das opções asiáticas, podemos citar a dificuldade de estabelecer seu “preço justo”. Ao contrário das opções padronizadas, que podem ser precificadas utilizando o clássico modelo Black-Scholes, as opções asiáticas fogem às hipóteses utilizadas na formulação de modelos analíticos. Assim, dada a maior complexidade das opções asiáticas em relação às opções tradicionais, sua precificação requer uma modelagem matemática avançada e o uso de métodos numéricos computacionais, tais como o método Monte Carlo.

 📰Talvez você também se interesse por:

Precificação de opções em Python usando o método Monte Carlo

Usando Python para calcular o prêmio de opções

Embora sejam ideais para capturar tendências de médio prazo, as opções asiáticas podem se tornar desfavoráveis se houver uma mudança abrupta na direção do preço durante o período de cálculo. Essa é a contrapartida do efeito da suavização introduzido pelas médias. Se a operação evolui desfavoravelmente, o efeito de inercia no valor da opção jogará contra o investidor, especialmente em caso de reversão da tendência.

Por fim, e talvez a mais importante das limitações é a baixa liquidez. Assim como as demais opções exóticas, as opções asiáticas perdem em liquidez para as opções padronizadas. A complexidade e as peculiaridades das opções exóticas geralmente tem o efeito de reduzir consideravelmente a disponibilidade de investidores dispostos a fazer a contrapare de uma posição.

Resumo

As opções asiáticas oferecem uma abordagem única para os investidores que buscam suavizar a volatilidade de curto prazo e capturar tendências de médio prazo. Sua capacidade de proporcionar uma exposição mais estável ao mercado, combinada com a flexibilidade em estratégias de cobertura, faz delas uma ferramenta valiosa no arsenal de investidores e instituições. Um ponto importante é compreender a complexidade da precificação e os desafios associados a essas opções, dentre os quais a baixa liquidez está entre os mais importantes.


Compartilhe:
® Todos os direitos reservados à Opções PRO.Termos e Políticas