The wheel renda com opções

Por
melver
08/03/2024 09h00Atualizado: 22/05/2024 15h17

No mercado financeiro, em particular, no mercado de opções, os investidores estão sempre buscando novas estratégias. Entretanto, as estratégias mais simples são as que trazem os melhores resultados, além de não exigirem gerenciamentos complexos. Uma das estratégias mais usadas no mercado chama-se the wheel. É sobre ela que iremos falar neste artigo.

O que é a estratégia “The Wheel”?

“The Wheel,” também conhecida como “Roda,” é uma estratégia de opções que envolve a venda de opções de venda (puts)  e, possivelmente, a aquisição de ações. Ao se adquirir as ações, inicia-se a venda de opções de compra (calls)  e, possivelmente, a venda das ações.

Ela é ideal para investidores que buscam rendimentos regulares e estão dispostos a adquirir ações.

Como funciona?

Venda de Opções de Venda: A estratégia se inicia com a venda de opções de venda (puts). Você poderá repetir esse processo até que em algum momento você terá obrigação de comprar as ações. Porém, ao longo das várias vendas descobertas de puts, você terá recebido vários prêmios, e poderá considerar que comprou as ações com desconto. Além disso, você poderá investir os prêmios recebidos em títulos públicos, por exemplo, ou em CDBs de liquidez diária.

Compra das ações: Em algum momento, quando a opção der exercício, você terá a obrigação de comprar as ações. Lembre-se de separar o montante necessário para a compra das ações.

Venda de Opções Cobertas: Com as ações em carteira, inicia-se uma nova etapa que é a venda de opções de compra (calls). Como você possui as ações, você realizará a chamada venda coberta  (ou dividendos ativos , ou ainda, dividendos sintéticos ).

Mas atenção, só faça a venda de calls se você já tiver comprado as ações e sempre venda uma quantidade de opções que seja menor ou igual a quantidade de ações que você comprou. Do contrário, será uma venda descoberta de call  que possui riscos muito altos e pode levar a perdas gigantes.

Enquanto você não for exercido, poderá repetir a estratégia.

Venda das ações: Em algum momento, você será exercido e será obrigado a vender as ações que possui. Neste momento, você volta ao início e passa a vender puts novamente.

Confira o ciclo na imagem a seguir:

Como você pode perceber, faz todo sentido chamar a estratégia de “the wheel”.

Principais vantagens

Geração de renda: A estratégia “The Wheel” gera fluxos de renda por meio dos prêmios das opções, mesmo quando a ação subjacente não paga dividendos. Portanto, isso pode proporcionar uma fonte confiável de renda.

Redução de riscos: Como você recebe prêmios pela venda das opções, as ações podem ter uma pequena queda sem resultar em perdas. Isso significa que, mesmo se o valor das ações diminuir, você continua lucrando.

Potencial de lucro e risco

Embora a estratégia “The Wheel” ofereça vantagens significativas, é importante considerar seu potencial de lucro e risco. Se as opções forem exercidas, seus ganhos são limitados ao prêmio das opções vendidas, enquanto as perdas podem ocorrer se o preço das ações cair muito.

Essa estratégia faz parte da teoria do mosaico, desenvolvida por Raony Rossetti, que trabalhou na XP por 11 anos e saiu para fundar a MELVER, a escola que mais aprova na certificação Ancord. A estratégia é uma das peças do método RR.

Preparamos uma planilha para você construir o gráfico das estratégias Venda de put e Dividendos Ativos.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com nosso time de atendimento.

WhatsApp Opções PRO

 

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Fique conosco para mais conteúdo de qualidade.


Compartilhe:
® Todos os direitos reservados à Opções PRO.Termos e Políticas