Glossário de opções financeiras: termos essenciais

Por
melver
07/02/2024 16h00Atualizado: 14/05/2024 10h38

Nesse artigo, temos um glossário de opções, ou seja, os termos mais usados no mercado de opções. Assim, de maneira prática e rápida, você conhecerá os termos do mercado e ainda poderá acessar outros artigos para se aprofundar em vários temas.

A

Ask Price: preço pelo qual um vendedor está disposto a vender uma ação, opção, ETF, unit ou qualquer outro instrumento no mercado financeiro.

Ativo-objeto: ativo sobre o qual a opção é feita. Em inglês, Underlying Asset.

B

Bearish: termo usado para quando o mercado está em queda.

Bid Price: é o preço pelo qual um comprador está disposto a pagar por uma ação, opção, ETF, unit ou qualquer outro instrumento financeiro.

Book de Ofertas: é o local, no qual são encontradas as ofertas de compra e venda dos ativos negociados na Bolsa de Valores.

Breakeven ou preço de equilíbrio: é o valor da ação quando a estratégia sai da zona de ganho e vai para a zona de perda, e vice-versa.

Broker: Profissional responsável por intermediar a negociação entre compradores e vendedores. Os brokers trabalham em corretoras ou escritórios de assessoria.

Bullish: termo usado para quando o mercado está em alta.

Buy: termo usado para indicar a compra de um instrumento financeiro.

C

Call: também conhecida como Opção de Compra ou Call Option, confere ao seu titular o direito de comprar um determinado ativo-objeto, em ou até uma data futura por um preço previamente acordado. Por outro lado, o lançador (aquele que vendeu) tem a obrigatoriedade de vender o ativo-objeto, caso o titular exerça o seu direito.

Comprador ou titular: é o termo usado para indicar o comprador de uma opção, seja opção de compra (call) ou opção de venda (put).

D

D+1: primeiro pregão depois de uma negociação. Por exemplo, se você realizou uma compra numa quarta-feira, a quinta-feira será D+1. Se a quinta for feriado, então, a sexta-feira será D+1. Por outro lado, se você realizou a operação na sexta-feira, a segunda-feira será o D+1. Porém, se segunda for feriado, D+1 será na terça-feira.

D+2: segundo pregão depois de uma negociação. Por exemplo, se você realizou uma compra numa quarta-feira, a sexta-feira será D+2. Se a sexta for um feriado, então, a segunda-feira será D+2. Por outro lado, se você realizou a operação na sexta-feira, então, a terça-feira será o D+2. Porém, se terça for feriado, D+2 será na quarta-feira.

Data de exercício: é a data que o titular (comprador) da opção poderá exercer seu direito. No caso das opções de compra, o titular poderá comprar o ativo. No caso das opções de venda, o titular poderá vender o ativo.

Data de liquidação: no mercado financeiro, quando você compra uma ação ou opção, você não paga imediatamente. O mesmo vale para quando você vende, nesse caso, você não recebe o recurso financeiro imediatamente. No caso de uma opção, o pagamento ocorrerá no pregão seguinte (D+1). No caso de ações, ETFs e units, o pagamento será dois pregões depois da negociação (D+2).

Dentro do dinheiro: termo usado para indicar que, desconsiderando taxas, uma operação com opção está no lucro. Para calls, significa que o preço da ação está mais alto que o strike. Para puts, significa que o preço da ação está abaixo do strike.

D

Exercício: é o ato do titular de comprar (no caso de uma opção de compra) o ativo-objeto ou de vender (no caso de uma opção de venda) o ativo objeto.

📰 O que é e como funciona o exercício de opções?

F

Fora do dinheiro: termo usado para indicar que, desconsiderando taxas, uma operação com opção está no prejuízo. Para calls, significa que o preço da ação está abaixo do strike. Para puts, significa que o preço da ação está acima do strike.

L

Lançador: denominação dada àqueles que venderam uma opção, seja ela Call ou Put.

Long: termo usado para indicar uma operação de compra.

M

Moneyness: Moneyness se refere a quão próximo o preço da ação está em relação ao preço de exercício. Em outras palavras, nos diz se haveria ou não exercício se o vencimento da opção fosse neste exato momento.

N

No dinheiro: termo usado para indicar que, desconsiderando taxas, uma operação com opções está no zero a zero, ou seja, não tem lucro nem prejuízo. No caso, o preço da ação e do strike da opção são iguais. Porém, na prática, existe uma leve diferença entre o preço da ação e da opção no dinheiro.

O

Opções Americanas: podem ser exercidas a qualquer momento, até a data de vencimento. Entretanto, elas só não podem ser exercidas no pregão no qual foram adquiridas.

Opções Europeias: podem ser exercidas apenas na data de vencimento.

 📰Diferenças entre opções americanas e europeias

Preço de exercício: preço de direito da opção.

Overtrading: acontece quando um investidor realiza um volume excessivo de negociações, muitas vezes movido por impulso, levando a riscos financeiros significativos.

P

Preço à vista: preço do ativo-objeto em negociação. Geralmente, usa-se as letras “A” ou “S” (spot) para indicar esse preço.

Prêmio: valor da opção que é pago pelos titulares e recebido pelos lançadores.

Put: também conhecida como Opção de Venda ou Put Option, ela confere ao seu titular o direito de vender um determinado ativo-objeto, em ou até uma data futura por um preço previamente acordado. O lançador tem a obrigatoriedade de comprar o ativo-objeto, caso o titular exerça a opção.

Pó: termo comumente utilizado pelos operadores de renda variável para as opções que perderam valor na data de vencimento, pois ficaram fora do dinheiro. “Pózinho” é uma variação que se refere às opções muito fora do dinheiro, que possuem um valor (prêmio) muito baixo.

S

Short: termo usado para denominar uma operação de venda.

Spot: refere-se ao preço de referência do ativo-objeto no momento da precificação das opções.

Strike: corresponde ao preço de exercício da opção.

T

Titular: denominação dada àqueles que compraram uma opção, seja ela Call ou Put.

V

Valor extrínseco: desconsiderando custos e taxas, é o valor que ultrapassa o valor intrínseco de uma opção.

Valor intrínseco: desconsiderando as taxas, o valor intrínseco é calculado pelo valor do ativo menos o strike da opção (no caso das calls). Se esse valor for negativo, o valor intrínseco é zero. Para puts, o cálculo é o strike menos o valor do ativo à vista. Novamente, se o valor for negativo, o valor intrínseco será zero.

Vencimento: data de vencimento da opção. Em inglês, Maturity.

Vendedor ou Lançador: nome dado ao investidor que vende uma opção.


Compartilhe:
® Todos os direitos reservados à Opções PRO.Termos e Políticas