PMI: O que é, como funciona e sua importância

Por
melver
30/03/2024 09h00Atualizado: 26/04/2024 10h46

Como você já deve saber, a indústria mundial cresceu muito nos últimos anos ajudando a puxar o crescimento da economia. Com isso, surgiu a necessidade de monitorar e avaliar o desempenho da economia. Ao longo dos tempos, surgiram muitos indicadores. Porém, um dos mais importantes é o PMI.

Diversos países no mundo acompanham a evolução desse índice. Ele ajuda profissionais a tomarem decisões não apenas nas empresas, como também investidores e profissionais do mercado financeiro a avaliarem a saúde da economia.

O que é PMI?

Talvez as primeiras dúvidas dos investidores iniciantes sejam:

  • O que significa PMI?
  • O que é o PMI?

É justamente essas dúvidas que responderemos nesse artigo. Além disso, aprofundaremos o conhecimento sobre esse indicador no Brasil e no mundo.

O que significa a sigla PMI?

PMI significa, em inglês, Purchasing Manager’s Index. Traduzindo para o português, em tradução livre, significa Índice de Gerentes de Compras.

O que é o PMI?

Ele é um índice que mede a atividade econômica de um país. Para obtê-lo, a S&P Global consulta a diversas empresas e em diversos setores da economia.

Os dados do índice estão entre os primeiros indicadores das condições econômicas do setor privado. A publicação é mensal e traz dados como níveis de produção, de estoque, de empregos, volumes de novos pedidos e preços, tanto no setor industrial quanto no de serviços, bem como nos de construção e de comércio.

📰 Talvez você também se interesse por:

O que é o IPCA?

Hawkish e dovish: entenda as duas políticas monetárias

Como o Purchasing Manager’s Index funciona?

Agora que você já sabe o que é o PMI, vamos agora entender seu funcionamento.

Para gerar os dados das variáveis, centenas de altos executivos respondem a um formulário de acordo com o setor de atuação de suas empresas. O formulário possui uma estrutura que busca representar, com precisão, a estrutura real dos setores.

Os entrevistados indicam se as condições de negócios melhoraram, deterioram ou permaneceram iguais em comparação com o mês anterior. Eles também informam as razões para quaisquer alterações.

Em seguida, calcula-se um índice de difusão para cada variável. Cada índice varia entre 0 e 100, com níveis acima de 50 indicando melhoria em relação ao mês anterior. Por outro lado, um dado abaixo de 50 representa uma deterioração do cenário. A lista de variáveis é enorme e listamos algumas delas a título de exemplo:

  • Setor Industrial
    • Produção
    • Novos pedidos
    • Preços de bens finais
    • Custo de insumos
    • Empregos
  • Serviços
    • Atividades de negócios
    • Expectativa de negócios
    • Custo de insumos
    • Empregos
  • Construção
    • Atividade total
    • Emprego
    • Atividade residencial
    • Novos pedidos
    • Atividade comercial
  • Economia como um todo
    • Produção
    • Novos pedidos
    • Custos totais

No Brasil, estão disponíveis os PMIs do setor industrial e do setor de serviços.

Como se calcula o PMI?

Depois de os gerentes de compra responderem o formulário, calcula-se a porcentagem referentes às respostas para melhoria, “o mesmo” (estabilidade) ou piora de cada um dos setores. Em seguida, aplica-se a fórmula abaixo:

Índice = % de melhoras + 0,5 x % “o mesmo” + 0,0 x % de piora.

Qual a importância do indicador?

Devido sua abrangência, com variáveis medindo o desempenho de diversos aspectos dos setores da economia, o PMI funciona como um indicador antecedente do desempenho geral da economia.

Com base nas informações do indicador, é possível avaliar o nível de atividade econômica em diversos setores, com isso, investidores e gestores podem prever a evolução da economia.

Ou seja, empresas e investidores usam o PMI para tomar decisões melhores decisões em relação a suas estratégias de negócios e investimentos.

Qual a relação do PMI com investimentos?

Para gestores, o PMI é útil porque fornece uma indicação antecipada das condições de negócios. Por exemplo, se o PMI de um setor está em alta, isso pode sugerir que a demanda está crescendo e que pode ser um momento propício para expandir operações ou aumentar a produção. Por outro lado, se o PMI está em queda, isso pode indicar desaceleração na atividade econômica e pode ser necessário tomar medidas para ajustar a estratégia de negócios.

Para investidores, o PMI é valioso porque oferece insights sobre o desempenho futuro da economia e dos mercados financeiros. Um PMI forte pode ser interpretado como um sinal de que as empresas estão crescendo e os lucros podem aumentar, o que pode impulsionar os preços das ações. Por outro lado, um PMI fraco pode indicar desafios econômicos iminentes, o que pode levar os investidores a ajustarem suas carteiras de investimento em conformidade.

Nesse sentido, um investidor que acredita em forte desaceleração da economia, poderia usar opções de venda para proteger sua carteira de investimentos. Ele poderia fazer isso comprando puts das ações que possui ou ainda calculando a correlação da sua carteira com o índice bovespa e, em seguida, comprar opções desse índice. Dependendo do cenário previsto pelo investidor, ainda no mercado de opções, ele pode escolher uma dentre as inúmeras estratégias existentes.

Qual a abrangência do Purchasing Manager’s Index?

Os índices de gerentes de compras (PMI) estão disponíveis agora para mais de 30 países e para regiões-chave, incluindo a Eurozona. Juntos, esses países representam mais de 86% do produto interno bruto (PIB) global, fornecendo uma indicação verdadeira e internacionalmente consistente das tendências econômicas globais com base em fatos, não em opiniões.

Portanto, são as pesquisas empresariais mais observadas no mundo, preferidas por bancos centrais, mercados financeiros e tomadores de decisão empresarial por sua capacidade de fornecer indicadores mensais atualizados, precisos e muitas vezes únicos das tendências econômicas.

Mapa de abrangência do PMI

O mapa acima mostra os países em que ocorre a coleta de dados do PMI. Podemos ver que, entre os países estão, por exemplo, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, bem como Índia e China.

Perguntas frequentes

O que significa PMI?

PMI significa Purchasing Manager’s Index, traduzido como Índice de Gerentes de Compras.

Como o Purchasing Manager’s Index é calculado?

Calcula-se a porcentagem de melhoras, estabilidade e piora em cada setor, aplicando a fórmula:

Índice = % de melhoras + 0,5 x % estabilidade + 0,0 x % de piora.

Qual a importância do PMI?

O PMI é um indicador antecedente da atividade econômica, ajudando investidores e empresas a preverem o desempenho futuro da economia.

Qual a relação do PMI com investimentos?

O PMI influencia estratégias de investimento, pois um PMI forte pode impulsionar os preços das ações, enquanto um PMI fraco pode indicar desafios econômicos.

Qual a abrangência do Purchasing Manager’s Index?

Disponível em mais de 30 países e regiões-chave, representa mais de 86% do PIB global, sendo um indicador globalmente consistente das tendências econômicas.


Compartilhe:
® Todos os direitos reservados à Opções PRO.Termos e Políticas