Ofertas RLP na B3: o que são e como funcionam
A oferta RLP (Retail Liquidity Provider ou provedor de liquidez de varejo) é um dos tipos de ofertas disponíveis para negociação na bolsa brasileira, a B3.
Na B3, existem vários tipos de ofertas como a oferta a mercado e a oferta limitada, além da RLP. É sobre a RLP que falaremos neste artigo.
O que é a oferta RLP?
É um tipo de oferta que possibilita que a própria corretora (ou banco de investimento, banco múltiplo ou outro participante que a corretora contrata) atue como contraparte das ordens de compra e venda de clientes de varejo.
Em outras palavras, a corretora pode comprar do cliente que deseja vender, bem como pode vender para o cliente que deseja comprar.
As ofertas RLP valem para operações com minicontratos de índice e dólar, bem como para negociações com ações, mas não para opções.
Como a RLP funciona?
Uma oferta do tipo Retail Liquidity Provider não fica disponível no livro de ofertas. Entretanto, quando um negócio ocorre, ele ficará transparente e imediatamente disponível para o público no histórico de negócios.
Além disso, ofertas RLP só podem atuar para clientes de varejo.
Outra característica é que a RLP é uma oferta de agressão. Ou seja, a corretora, ao ver uma oferta de um cliente, pode tomar a decisão de atuar como contraparte. É importante destacar que a oferta RLP tem prioridade sobre ordens de outras corretoras, mas não tem prioridade sobre ordens de outros clientes da própria corretora.
Talvez você também se interesse por:
Vantagens da RLP
A principal vantagem é a maior liquidez e a garantia de que a oferta do cliente será executada em um valor igual ou melhor ao que o próprio cliente definiu.
Entretanto, um ponto importante a se destacar é que a corretora
Instrumentos disponíveis
Como dissemos acima, a RLP está disponível para minicontratos de índice (WIN) e dólar (WDO) e também para algumas ações.
Existe limite de negociação via RLP?
Sim, a B3 limita a um máximo de 15% do volume total do instrumento. Esse limite também é válido para a corretora. Ou seja, cada corretora só pode submeter 15% de ofertas RLP para o seu próprio volume de varejo.
Por exemplo, se uma determinada corretora negocia 15 milhões de minicontratos por dia, sendo 14 milhões vindos de clientes institucionais e 1 milhão de clientes de varejo, então, a corretora só poderá enviar 150.000 (15% de 1 milhão) de ofertas RLP.
Ficou em dúvida? Entre em contato conosco.
Resumo
As ofertas RLP permitem que as corretoras atuem como contrapartes de clientes de varejo. Elas aumentam a liquidez no mercado e possuem regras rígidas para atuação das corretoras.