O que é a Contraparte Central (CCP)?

Por
melver
16/02/2024 09h00Atualizado: 25/04/2024 08h36

A maioria dos investidores acredita que quando faz uma compra no mercado financeiro, compra diretamente de outro investidor que está vendendo. Por exemplo, se um investidor qualquer compra 100 ações de PETR4 e eu vendo 100 ações de PETR4, então esse investidor acredita que comprou as minhas ações. Entretanto, na prática, existe um intermediário que compra as minhas ações para vende-las ao investidor. Esse intermediário se chama Contraparte Central (CCP).

Como a CCP funciona

Primeiro, é importante observar que os mercados financeiros evoluem constantemente. Antes, os investidores reuniam-se em um ambiente e compravam/vendiam diretamente uns aos outros.

Hoje, as operações não acontecem mais dessa forma, principalmente em ambientes de mercados eletrônicos como o mercado de bolsa brasileiro, que ocorre na B3.

Então, como exatamente uma operação ocorre?

Para explicar, imagine que você decidiu comprar 100 ações de PETR4 por R$ 31,50 no mesmo instante que eu decido vender 100 ações de PETR4 pelo mesmo valor que você quer comprar, ou seja, R$ 31,50.

Na prática, eu não vendo diretamente a você. Em vez disso, eu vendo para a Contraparte Central (do inglês, Central Counterparty – CCP) que vende para você.

Desse modo, é a CCP que irá me pagar pela venda e é, também, a CCP que entregará ações a você.

Ou seja, se você não pagar pela compra, eu ainda receberei o meu pagamento. Por outro lado, se eu não entregar as ações, você ainda receberá as ações na sua carteira.

Portanto, com a CCP atuando, temos a garantia de que não ocorrerá risco de liquidação.

📰 Talvez você também se interesse por:

Mercado de Opções: Um Guia Completo

BTC – O que é o aluguel de ações e como usá-lo?

A profissão de broker no mercado financeiro

O que ocorre se o investidor não pagar pela compra?

Nesse caso, dizemos que houve uma falha e que o investidor está inadimplente. A CCP garantirá que o vendedor receberá pela venda e cobrará do investidor inadimplente. Além disso, a CCP poderá cobrar multas desse investidor.

Você pode conferir todos os detalhes no Manual de procedimentos operacionais da B3, das regras e procedimentos para falhas, seja do investidor que compra ou do investidor que vende.

Para nós, investidores, o que importa é que existe alguém no meio da negociação que garante que tudo funcionará corretamente.

Resumo

A Contraparte Central (CCP) da B3 é a responsável por comprar instrumentos financeiros de todos os compradores e vender para todos os vendedores. Ou seja, a negociação não ocorre diretamente entre um investidor e outro, mas sim, entre o investidor e a CCP.

A atuação da CCP como intermediária das negociações mitiga os riscos de liquidação das operações.

Esperamos que você tenha gostado no artigo. Fique conosco para adquirir mais conhecimentos sólidos sobre o mercado financeiro.


Compartilhe:
® Todos os direitos reservados à Opções PRO.Termos e Políticas